Segurança & Privacidade
A produção da evidência mediante dispositivos eletrônicos: análise etnográfica do funcionamento da Delegacia de Repressão a Crimes Informáticos
Pedro Saliba
O uso de dispositivos eletrônicos capazes de produzir e transmitir dados, como celulares, computadores e câmeras de vigilância já é frequente em centros urbanos. Neste cenário, o objetivo do trabalho é pesquisar crimes cibernéticos: como são investigados? Quais são os mais recorrentes? O que motiva atores a procurar soluções para os conflitos existentes? Busca-se analisar a produção da evidência criminal a partir de pesquisa etnográfica na Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI), no Rio de Janeiro, obtendo ao fim uma análise socio-antropológica de como a polícia articula meios técnicos e burocráticos a fim de investigar comportamentos criminalizáveis.
The Big (i)Data: dos dados digitais aos habitus sociais
Yuri Alcantara
Esse é um ótimo lugar para contar às pessoas mais sobre sua empresa e os serviços que você oferece. Quer personalizar esse conteúdo? É fácil. Precisa apenas adicionar suas imagens, texto e links a essa predefinição ou conecte aos dados da sua coleção.