LABORATÓRIO DE ESTUDOS DIGITAIS (IFCS/UFRJ)
Desde as duas últimas décadas do século XX, o uso da computação e posteriormente da internet colaborou com significativas transformações nos mais diversos âmbitos da vida social, trazendo importantes questões também para as ciências sociais. O Laboratório de Estudos Digitais (LED/UFRJ) tem por objetivos principais pesquisar e refletir conceitual e empiricamente sobre essas mudanças e questões, além de incorporar cada vez mais a tecnologia digital nas ciências sociais, seja como instrumento metodológico, por exemplo na produção e interpretação de dados estatísticos ou etnográficos ou no uso de algoritmos para pesquisas em dados digitais, seja em discussões teóricas e epistemológicas.
Para tanto, as atividades do laboratório se organizam a partir de 4 eixos principais que buscam abarcar esses dois objetivos. O primeiro eixo inclui as pesquisas empíricas voltadas para a tecnologia digital, como o uso de dispositivos digitais (smartphones e computadores, por exemplo) ou de ambientes digitais (como as redes sociais e outras plataformas da internet). Com isso, pretende-se observar aspectos práticos da incorporação da tecnologia digital nas atividades cotidianas das pessoas em contextos que divergem social, cultural e geograficamente.
O uso de dispositivos digitais e da internet tem colaborado para grandes mudanças nas relações de trabalho e atividades laborais, nas transações econômicas e no mercado financeiro, nas estratégias de gestão urbana e de segurança pública, nas formas de nos comunicarmos e nos relacionarmos pessoalmente, no funcionamento de instituições públicas e privadas, na mobilização social, nas campanhas eleitorais, nas dinâmicas políticas em diversos níveis, do local ao internacional, e em muitos outros aspectos. O segundo eixo de pesquisa visa acompanhar e discutir essas transformações sociais e sua relação com as tecnologias digitais de comunicação e informação.
O terceiro eixo tem por objetivo incorporar os métodos digitais e o uso de computadores e softwares para a produção e análise de dados nas ciências sociais. Serão realizadas oficinas para o aprendizado e treinamento no uso das diversas ferramentas e linguagens que abarcam os métodos digitais e os softwares estatísticos, de extração de dados e de análise qualitativa. A ampla circulação de textos em formato digital e a partir de plataformas de indexação e compartilhamento, legais ou não, e os modelos de organização social e sociotécnica relacionados à tecnologia digital, com suas redes e algoritmos, têm também implicações para o pensamento teórico e epistemológico nas ciências sociais. O quarto eixo se organiza em torno das transformações e consequências acarretadas pela tecnologia digital e pela internet para a discussão teórica e a produção de conhecimento nas ciências sociais.
O Laboratório de Estudos Digitais (LED/UFRJ) está ligado ao Departamento de Sociologia e ao Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/UFRJ) e é composto por professores de diferentes núcleos de pesquisa e pesquisadores de graduação e de pós-graduação.